Património
Educação
Escolas de ensino primário

Na freguesia existem quatro escolas de ensino primário, nomeadamente: EB1/JI Cardeal Humberto Medeiros, EB1/JI de Milagres, EB1/JI de Outeiro e EB1/JI Engenheiro José Cordeiro. As três primeiras de tipologia Planos Centenários e a última de tipologia P3, a qual foi reconstruída no ano de 2014. A EB1/JI de Milagres esteve em obras no último ano lectivo, inaugurando este ano lectivo 2019/2020, totalmente renovada e com uma grande zona de ampliação.

Escola Básica 2/3 de Arrifes

Integra o 2º e 3º ciclo, assim como alunos no PROFIS. Esta escola foi inaugurada a 31 de maio de 1986, pela qual já passaram muitos alunos da freguesia e de freguesias vizinhas, chegando a receber os alunos da costa sul, quando ainda não havia a escola dos Ginetes. Atualmente necessita de obras em todos os edifícios, prevendo-se que no próximo ano iniciem as obras de construção da nova escola.

Centro Social e Paroquial dos Arrifes

É uma instituição Particular de Solidariedade Social, que se encontra a funcionar desde outubro de 2012, estando sob a tutela da Igreja de Nossa Senhora da Saúde. Este espaço comporta duas valências, nomeadamente: creche “Anjo da Guarda” e centro de atividades livres, com a capacidade para cerca de 80 crianças. O seu principal objetivo é a promoção e integração social das crianças, que frequentam este espaço.

EPROSEC

A EPROSEC - Escola Profissional do Sindicato dos Profissionais de Escritório, Comércio, Indústria, Turismo, Serviços e Correlativos da Região Autónoma dos Açores, foi fundada em 1992, tendo funcionado num edifício sito à Rua Machado dos Santos. No dia 7 de setembro de 2013 inaugurou novas infraestruturas na Freguesia de Arrifes. É uma escola que aposta na formação técnica de alunos e que visa promover o rigor e a excelência do serviço da educação, estimulando na comunidade educativa a criatividade, o gosto pelo trabalho, cultivando a exigência, a autonomia, através do reforço da participação e da responsabilidade.

Igrejas
Igreja de Nossa Senhora da Saúde

Foi construída na segunda metade do séc. XVIII no local onde já existia uma pequena ermida do séc. XVI. No séc. XX, a igreja sofreu algumas obras, destacando-se o douramento dos altares, púlpitos e revestimento de azulejos das paredes da capela-mor e do frontal do altar.

Igreja de Nossa Senhora da Piedade

Foi edificada no séc. XVI no local onde havia uma ermida dedicada a Nossa Senhora da Piedade. Ampliada no séc. XVIII, posteriormente sofreu remodelações no séc. XX.

Igreja de Nossa Senhora dos Milagres

É a sede de um curato bastante povoado, esta pequena igreja é sufragânea da igreja paroquial de Arrifes, invocada à Virgem da Saúde. Ignora-se data da sua fundação, no entanto supõe-se que a sua construção deverá ter decorrido por volta de meados de século XIX, uma vez que o estilo da mesma é semelhante a outros templos dessa época. Esta mesma construção realizou-se por iniciativa popular. A capela-mor é revestida por azulejos, com quadros alusivos a Nossa Senhora.

Jardins
Jardim D. Leonor Afonso

Situado no lugar da Saúde, na freguesia dos Arrifes, o Jardim Dona Leonor Afonso foi construído em 1927, numa homenagem à princesa Leonor Afonso de Portugal.

Ao longo dos anos, o jardim veio a ganhar cada vez mais valências, como: um parque infantil, um campo de jogos e, já no século XXI, um circuito de manutenção física.

Estátuas
Estátua Cardeal Humberto de Medeiros

Humberto de Sousa Medeiros foi Cardeal Arcebispo de Boston (Estados Unidos). Nasceu a 6 de outubro de 1915, na freguesia de Arrifes, tendo emigrado juntamente com a sua família para os Estados Unidos a 1931.

A 1946, foi ordenado sacerdote de Fall River (Estados Unidos). Recebeu a nomeação episcopal de bispo de Brownsville (Estados Unidos) em 1966 e de arcebispo de Boston em 1970. Em 1971, através do Papa Paulo VI, recebeu o título de Cardeal, condição pela qual presenciou aos conclaves que elegeram em 1978, os Papas João Paulo I e João Paulo II.

D. Humberto Medeiros faleceu em Boston a 17 de setembro de 1983. Foi uma das mais prestigiadas figuras religiosas açorianas, tendo-se formado em filosofia e doutorado em Teologia.

A estátua é da autoria de José Carlos Almeida e foi inaugurada a 10 de junho de 2000.

Diversos
Regimento nº2 de Guarnição dos Arrifes

O Regimento tem raízes históricas nas armas de Infantaria e de Artilharia. É uma unidade do Exército Português dependendo da Zona Militar dos Açores. O RG2 foi criado em 1993, resultado da fusão do antigo Regimento de Infantaria de Ponta Delgada com o Grupo de Artilharia de Guarnição N.º 1.

Ruínas de secadores de tabaco

Ruínas existentes na freguesia, situadas na Rua da Piedade, mas que outrora tiveram uma importância muito grande na freguesia, uma vez que o tabaco foi um dos principais produtos que se produzia há algumas décadas atrás.

Muros de pedra

Eram construídos com cerca de 3 a 4 metros de altura, que serviam para proteger as árvores de fruto e plantações existentes nas quintas.

Terrenos com beterraba, chicória e tabaco

Foram dos principais produtos produzidos na freguesia dos Arrifes.

Portais nas propriedades

Eram portais construídas nas entradas nas propriedades, geralmente, com arco de volta perfeita ou rebaixado.

Carroças de bois

Durante muitos anos estas carroças, puxadas, geralmente, por dois bois, eram o meio de transporte e de trabalho dos muitos agricultores da nossa freguesia.

Bois

Para além de puxarem as carroças eram utilizados para trabalhar as terras, com arados, e faziam o trabalho que atualmente é feito pelos tratores e por uma série de máquinas cada vez mais modernas.

Carroças de leite

Serviam para transporte do leite que era vendido nos postos de leite, mas também para vender leite em Ponta Delgada, de porta em porta.